Receba mensagens de motivação em seu email
Google Grupos

Motivação profissional

Mantendo a motivação no trabalho de equipes

Por Roberto Machado, do ótimo Doce Blog.

Se sua equipe está sem vontade, amarelando e perdendo cada vez mais a motivação, você precisa tomar uma atitude! Todo empreendedor é líder e como tal precisa entender como funciona a motivação no trabalho. Motivação é um assunto muito discutido entre empreendedores. Ainda assim poucos a compreendem totalmente, como ter uma equipe sempre motivada ainda é um mistério. Eu mesmo sofri grandes decepções até entender onde estava a lacuna, a falha em muitos treinamentos por aí. Os consultores e palestrantes nos deram muitas idéias, nós aplicamos cada uma delas. O resultado final foi satisfatório, porém por um período curto de tempo. A motivação não se mantinha.

Os efeitos disso no negócio podem ser desastrosos se providências urgentes não forem tomadas, não só pelo amarelamento das equipes, mas também porque uma turma desmotivada é um sintoma de outras áreas doentes no empreendimento. Se seu negócio está sofrendo com:

•Alta rotatividade de funcionários

•Diminuição da produtividade

•Erros tolos e constantes

•Faltas, atrasos e um monte de desculpas

•Pessoas tristes, melancólicas e irritadiças

•Funcionários com o desempenho despencando

•Resultados aquém das metas definidas Então sua turma pegou a virose do amarelamento e está sem motivação. Se algo não for feito logo, até quem estava animado vai desanimar porque, para piorar, essa virose é altamente contagiosa.

Será que existe alguma vacina para ela? A resposta é sim, mas antes da cura será preciso entender um pouco mais sobre a teoria da motivação.

Entendendo o que é motivação e movimento

Alguns consultores vendem movimento como se fosse motivação. Há muita diferença entre uma coisa e outra e é aqui que está o pulo do gato. Existe discussão sobre qual está certo ou errado, mas vejo espaço para ambos serem aplicados, cada um em seu devido momento.

Movimento é fácil e tem resultados rápidos Motivação é difícil e tem resultados duradouros

Quando alguém faz algo para evitar punição, ganhar uma recompensa ou competição e o impulso inicial partiu de um terceiro e não dela própria, essa pessoa foi posta em movimento. Se não houvesse o estímulo externo ela não teria feito nada.

Se a iniciativa para realizações parte da própria pessoa por uma necessidade interior, se ela é levada a agir por um impulso interno, um desejo, então essa pessoa está motivada.

Com a verdadeira motivação em cena, é possível transformá-la em ação voluntária constante, direcionada a metas e objetivos com a ajuda de treinamentos e não há efeitos colaterais.

Já no movimento, se os estímulos cessarem ou não forem progressivos, tudo volta a estaca zero, podendo até ficar pior do que estava antes, gerando insatisfação. Então é preciso cuidado e planejamento.

Como liderar e motivar a equipe

Você pode me dizer que se a verdadeira motivação precisa vir de dentro da cada um, é um desejo interno, uma vontade espontânea, então ninguém motiva ninguém. Bingo!

Quando um líder diz ter motivado sua turma, está na verdade estimulando movimento criado artificialmente e quando isso acontece por engano o resultado no longo prazo é um tiro pela culatra.

Então como é que faz?! A resposta está numa frase que ouvi de um dos bons palestrantes que já assistimos, ele sabiamente proferiu:

Você não pode motivar um cavalo a beber água, mas pode levá-lo até o rio. Autor desconhecido.

Não é possível ter controle sobre as vontades de outras pessoas, mas seu empreendimento também é seu laboratório e dentro deste espaço é possível fazer mudanças visando alterações comportamentais, basta saber separar motivação genuína de movimento artificial.

Somente sabendo separar os tipos de motivação é possível começar a catalogar todas as técnicas que você já aprendeu e virá ainda a aprender, segregando-as nas duas categorias: motivação e movimento.

Assim você pode criar um plano de motivação, estimulando quando necessário o ‘movimento’ inserido dentro de uma plataforma contínua de ‘motivação genuína’.

Os benefícios? Você ganha em um pacote só, motivação de longo prazo com direito a sprints dinâmicos, sem os efeitos colaterais indesejáveis da aplicação de ‘movimento’ isoladamente. O melhor dos dois mundos!

Compartilhar Mantendo a motivação no trabalho de equipes pelo twitter

Comente a mensagem "Mantendo a motivação no trabalho de equipes"
blog comments powered by Disqus

Envie a mensagem "Mantendo a motivação no trabalho de equipes" por email para os seus amigos