Todos são importantes

Todos são importantes
Um dia desses, eu estava fazendo uma reflexão.

Precisava tomar uma decisão importante, por isso fui caminhava pela rua da praia, procurando dentro do meu coração, uma resposta…

Foi quando recebi essa inspiração: Todos são importantes.

Estava olhando para a vegetação nas areias, e observando as batateiras da praia, pude perceber como elas são importantes, pois sem elas, a areia não pararia ali. Nos dias de maré alta e vento sudoeste, o mar cavaria o barranco, destruindo a rua e até as casas.

No mesmo local, dividindo espaço com as batateiras e a grama tiririca, haviam dois belos coqueiros. Grandes e imponentes. Com toda certeza, eles também são importantes, também cumprem a sua função, com raízes que firmam o solo, produzindo sombra e frutos para as pessoas.

Olhando rapidamente, alguém pode pensar que os coqueiros são mais nobres do que as batateiras ou a tiririca.

Mas analisando bem, podemos perceber que todos tem importância igual, pois todos tem o seu lugar.

Se não fossem as batateiras, não haveria areia para o coqueiro crescer. Ele nem poderia existir naquele lugar.


Acontece da mesma forma com as pessoas, todas são importantes, cada uma no seu lugar, cumprindo a sua função. Todas são fundamentais no grande quadro da existência.

O que vale, é a maneira como cada um desempenha o seu papel. A qualidade do seu serviço. A nobreza da sua intenção.

No caso da minha paisagem, por exemplo, dos dois coqueiros, um estava sadio e vigoroso… já o outro, necessitava de tratamento e atenção para poder produzir frutos.

Entre a batateira ou a tiririca , e o grande coqueiro doente, qual deles vocês acham que está cumprindo melhor sua função?

Com certeza, a vegetação rasteira, está sendo mais importante neste momento, simplesmente porque cumpre com o seu dever, a sua missão. Não adianta ser grande e não fazer o que deve. Um litro de água com sujeira, não serve para beber, já um simples copinho de água limpa… pode resolver a sede de qualquer um.

Com as pessoas é do mesmo jeito. Na maneira de realizar as suas funções, é que as pessoas demonstram a sua nobreza e o seu caráter.

O amor é a solução. Fazer tudo bem feito, com amor e dedicação.

Todos são importantes, todos tem um lugar ao sol.

José lucio de souza

Deixe um comentário!