Em um pequeno vilarejo havia um comerciante que vendia suco de laranja em uma pequena barraca na beira de estrada. O comerciante não tinha formação, mas fazia o melhor suco de laranja daquele lugar e todos que passavam por aquela estrada, sabendo do sucesso que seus suco faziam e o grande movimento da barraca, não resistiam e paravam para provar . Aquele comerciante sustentava toda a família com o dinheiro que ganhava naquele pequeno comercio. Orgulhava-se de ter mandado o filho estudar na cidade grande e se formar na faculdade.
Certo dia o filho já formado e trabalhando em uma grande empresa, foi visitar o seu velho pai. Trouxe muitas noticias da cidade grande e deixou seu pai bem informado. Disse o rapaz ao seu pai que uma grande crise estava por vir, que as ultimas noticia dos jornais eram confirmando o que todos já estavam falando, seria um ano difícil.
O pai agradeceu o filho por ter trazido as noticias e logo tomou algumas providencias para se precaver da crise.
O comerciante com medo começou a diminuir as laranja e utilizar mais agua e gelo, assim o custo era menor em cada suco que vendia.
Em pouco tempo o movimento de sua barraca começou a diminuir, seus sucos já não faziam tanto sucesso, o local começou a ficar mais triste, o comerciante que antes era alegre agora mostrava preocupação em seu rosto e suas palavras eram de pessimismo perante a vida. Os viajantes que passavam pela frente da barraca não tinham mais curiosidade para parar em um lugar que estava sempre vazio.
O comerciante não conseguindo mais o sustento da família e fechou seu negocio. Ao fechar as portas disse para sua esposa:
-Nosso filho é muito inteligente, ele tinha toda a razão quando nos falou que uma grande crise estava por vir.